quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Primeiro dia do Mundial Juvenil


O primeiro dia do Mundial Juvenil terminou hoje sem grandes resultados para a seleção brasileira. O único destaque foi Felipe Camargo, de São José do Rio Preto - SP, o Felipinho, que encadenou a via da categoria Júnior. Mesmo com o resultado, é cedo dizer algo, pois junto com Felipinho outros 26 escaladores terminaram a via, o que mostra que sua categoria está bastante equilibrada, com a participação, inclusive, de diversos escaladores que competem em Copas do Mundo, como Mario Lechner e Jackob Schubert da Áustria e Eric Lopez da Espanha.
Os demais brasileiros que participaram desta categoria terminaram o dia assim: Pedro Alves de Campos, de São Paulo, ficou com 58º posição, Victor Greipel, de Campo Alegre, SC, na 68º e Celso Franzoi de Curitiba na 70º colocação.

O mesmo ocorre na categoria Júnior feminino, onde competem as brasileiras Ana Shaw, de São José do Rio Preto - SP e Luana Riscado de Niterói - RJ. Lá nossas atletas estão competindo com Charlotte Durif da França, entre outras. Nesta categoria a competição está menos acirrada do que na masculina, nela, apenas 5 escaladoras encadenaram a via. Ana terminou o dia em 30º e Luana em 43º lugar.

No Juvenil A, onde competem Jürgen Paulim, Jonas Leffeck, ambos de Campo Alegre - SC e Pedro Gomes de Niterói, participa ninguém mais ninguém menos do que o fenômeno checo Adam Ondra, que deixou Patxi Usobiega na segunda colocação e subiu no lugar mais alto do pódio da última etapa da Copa do Mundo realizada em Imst, na Áustria.

Pedrinho Gomes, o caçula de uma família de escaladores de Niterói- RJ, foi o melhor brasileiro em sua categoria, ficando em 68º lugar. Os catarinenses Jürgen e Jonas cairam na mesma agarra, com a diferença que Jürgen chegou a dominá-la, ficando em 72º colocação, enquanto que Jonas, que é um dos destaques da escalada de seu estado, ficou em 77º lugar.

No Juvenil A feminino competiram três brasileiras, Jennifer Gabell de Curitiba, Camila Shaw, de São José do Rio Preto - SP e Maria de Campo Menezes de Belo Horizonte. Elas terminaram o dia com os respectivos 62º, 65º e 67º colocações.

No Juvenil B masculino, onde participam os meninos prodígio Caio Lopes, de Curitiba e Andreas "Francês" Pauli, de Campo Alegre - SC, também não obtivemos a sonhada cadena. Nossos atletas ficaram com a 51º e 57º colocação respectivamente. A única representante brasileira no Juvenil B feminino, Mariana Gomes Aguilar, de Belo Horizonte, ficou na 62º colocação.

Amanhã ocorrerá a segunda via classificatória que irá dizer quem fica e quem segue para as semi-finais.
Dados do altamontanha.com
http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1643

sábado, 1 de agosto de 2009

Arco Rock Legends

Arco Rock Legends:

Jurados do Arco Rock Legends. XXI Arco rock Master 2007. Arco. Itália.Foto: desnivelpress
O Salewa Rock Award é dado para o escalador que mais se destacou entre julho de 2008 até junho de 2009. Tal destaque é julgado por uma comissão de jurados, que vêem o desempenho em cadenas nessa temporada do escalador, além das influencias deste e de seu estilo e sua ética que possa haver no mundo da escalada.

Patxi Usobiaga na entrega de premios do Arco Rock legends 2007. Arco. Itália.Foto: desnivel press
Os indicados para o premio deste ano tem em destaque Adam Ondra, vencedor do premio do ano passado, Dani Andrada, indicado pela segunda vez, Chris Sharma, indicado pela sua terceira vez e consagrado como o rei da escalada esportiva, Markus Bock, escalador alemão que vem se destacando e mostrando muita habilidade no cenário internacional da esportiva, e a eslovena Maja Vidmar, escalando vias de muita dificuldade com um estilo sólido e muito eficaz, além de ser destaque em todas as edições da Copa do Mundo e Campeonato Mundial de dificuldade e ganhadora da La Sportiva Competition Award 2008.

O La Sportiva Competition Award é um premio que se dá ao atleta que mais se destacou em competições no período de um ano, podendo constar nas modalidades de dificuldade, velocidade e boulder.

Os atletas que foram indicados e podem levar pra casa o premio deste ano são três austríacos: Johanna Ernst, que com meros 16 anos já ganhou praticamente tudo que da para se ganhar; Kilian Fischhuber, vencedor da Copa do Mundo de 2008 na sua modalidade de boulder; Anna Stohr, que fechou a temporada de 2008 perfeita com quatro vitórias nas etapas da Copa do Mundo.

A lista de vencedores do Arco Rock Legends desde 2006 é a seguinte:

Salewa Rock Award: Josune Bereziartu (2006), Patxi Usobiaga (2007), Adam Ondra (2008)

La Sportiva Competition Award: Angela Eiter (2006), David Lama (2007), Maja Vidmar (2008)
Dados retirado do http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1599
Créditos para André Braga
Fonte principal: http://www.desnivel.com/deportes/escalada_en_roca/object.php?o=18801


Acho muito legal esse tipo de incentivo, o desenvolvimento do esporte vem seguido de boas vibes, fortalecendo mais ainda o esporte pelo mundo. É uma pena que essas coisas não aconteçam por aqui, mas não vamos desanimar, se quisermos um esporte melhor no Brasil, que nos unamos e levamos o esporte o mais profissionalmente.
Boas Vibes e intensidade para sempre...
Olho