quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Delegação do Rio de Janeiro é assaltada, mas não perde o espírito competitivo no Brasileirão de escalada e conquista medalhas no campeonato.


Costumo buscar informações navegando pelos sites, de atividades de escaladores do Rio de Janeiro, principalmente dos niteroienses para demonstrar o envolvimento deles pelo contexto esportivo. Daí me deparei com esse tema no altamontanha e resolvi postar o que houve segundo o site.

A delegação que partiu do Rio de Janeiro para participar do brasileiro de escalada é assaltada na estrada, mas não se deixou se abalar e fez uma bela competição.

A escalada de competição estava em decadência no Rio de Janeiro. Entretanto, 2008 foi o ano da ressurreição, com a reativação do campeonato estadual de Boulder. Em 2009, Patrícia Mattos, diretora de competição da Femerj, assumiu junto com Luiz Alves a responsabilidade de organizarem sozinhos o campeonato no Estado, transformando seu ginásio de Boulder, o Escalada Indoor Icaraí, na casa da escalada esportiva do Estado do Rio.

Apesar de todas as dificuldades, Patrícia teve a dupla felicidade de ver não somente a escalada de competição renascer no Estado, como também assistir seus atletas se destacarem, como foi o caso de Luana Riscado e Pedro Gomes, os primeiros atletas do Estado do Rio a escalarem em um mundial.

Com tanto incentivo por parte de Patricia, o Rio voltou nesta última etapa do brasileiro a fazer presença em competições nacionais, com uma delegação de sete escaladores: João Matheus Copelli Dupuis, Blanco P. Blanco, Antônio Sérgio Monteiro, Lyno Ferraz, Luana Riscado, Angela Cristina Vargas e, é claro, Patricia Mattos.

A história seria perfeita se um contratempo não tivesse estragado um pouco a felicidade dos atletas, pois o ônibus em que viajava a delegação quebrou na altura de São José dos Campos -SP, na rodovia Presidente Dutra e motoqueiros que passavam pelo local abordaram os passageiros, levando carteiras com documentos e dinheiro e fazendo que todos perdessem muito tempo na delegacia.

Mesmo desfalcados com este contratempo, a delegação do Rio fez bonito, subindo ao pódio duas vezes, como Luana Riscado sendo terceira colocada no máster feminino e Antônio Monteiro campeão no amador masculino.

Os atletas do Estado do Rio fizeram uma boa competição nas altíssimas e desplomadas paredes da Via Aventura de Curitiba, uma academia com características muito distintas da Escalada Indoor Icaraí em Niterói, onde há apenas boulder.

Patricia Mattos, no alto de seus 44 anos, 23 deles dedicados à escalada, foi mais uma das mulheres que lotaram a categoria máster. Afastada de competições desde 2005, ela não conseguiu chegar entre os primeiros, mas foi a número um na torcida por seus pupilos, vibrando como uma mãe por sua revelação João Dupuis, incentivou até o fim a cadena de Antônio e se emocionou com a terceira colocação da jovem Luana Riscado no máster feminino.

É o Estado do Rio de Janeiro demonstrando que novamente voltou a brilhar também nas paredes de escalada indoor com muita emoção, contra tempos e alegria!


Gostaria de dizer primeiramente que ser roubado é um desconforto tremendo, imagino o mal estar.
Conheço a maioria dos atletas que formaram essa equipe da delegação do Rio pela Femerj, são pessoas boníssimas de astral muito elevado, levam a escalada na maior diversão e respeito, é uma pena o ocorrido.
Não tem nem o que falar pela força da Femerj, estímulo extra no esporte.
Putzzzz!!! Para a galera da equipe "Portunhol", só me resta dizer que foram brilhantes na medida do brilho que há em vcs. Antônio...carai!!! Detonô einnn!!! Parabéns Irmão!!! vc merece!! Luana Riscado, vc tem uma escalada muito boa, o pouco que ví deu pra notar a "gana" e determinação. Parabéns! Mandou muito bem!!!! Lino Ferraz, fez bem participar desse universo esportivo, pura evolução atlética!! Mandô bem cara!!! Blanco está caminhando muito bem na escalada! K'mom. João Matheus tá mandando muito, ô muleque bão!! Angela funde a equipe demonstrando grande parceria do mercosul. Patrícia Mattos, a grande mãe de gerações de escaladores de Niterói e do Brasil, exemplo nato de uma pessoa que vive a escalada com todo coração. Aprendo sempre muitas coisas com vc e desejo uma vida longa para o Escalada Indoor Icaraí, e para todos aqueles que escalam não para escapar da vida e sim para não permitir que a vida nos escape.
Vida longa para a escalada e para todos os escaladores que fazem o pouco da história ser registrada, servindo de exemplo para novas gerações de adeptos.
Boas escaladas