segunda-feira, 20 de julho de 2009

Centro de Escalada Juvenil de Orientação e pesquisa (CEJOP)

Centro de Escalada Juvenis de Orientação e Pesquisa (CEJOP) e Conceitos particulares.
A menos de 2 meses fui contratado para ministrar aulas de escalada no Centro Educacional José do Patrocínio (CEJOP). Uma sala de aula com quadro e um murinho no final da sala.
Seguindo a aplicação básica de um curso de montanhismo desenvolvendo aulas teóricas e práticas, conseguimos dar um ar de aprendizado junto a diversão, com a palavra chave "segurança é tudo, para não precisarmos prestar socorro". Particularmente achava que ia ser uma dureza, modificar a cultura vivida pelos alunos no seu dia dia com a atenção máxima nas atividades. Como um projeto piloto venho desenvolvendo muitas atividades lúdicas a fim de engrenar os alunos a pratica de treinamentos. Em menos de um mês tive bons resultados com 2 dos alunos conseguindo fazer todo o negativo que deve estar proximo do 6+, inacreditavelmente muitos outros, com esse incentivo, estão próximos a fazer esse negativo e a evolução constantemente acontecendo.
A pratica constante com prazer, sem pressão nenhuma (a não ser nos braços heheh), vem gerando grandes resultados e assim vejo a evolução da escalada, a pratica constante com muita responsabilidade, mas na diversão e prazer tem levado os alunos a grandes resultados. Uma coisa interessante é que nunca diferenciei os homens das mulheres, todos nas competições lutam entre sí numa categoria "mista". Nas simulações dos campeonatos tivemos variações de campeãs e campeões, formalizando mais ainda que "na nossa escalada não existe homens ou mulheres e sim escaladores" sem distinção de que as mulheres são mas fracas que os homens (mesmo sabendo que fisiologicamente é viável a afirmação, com esse conceito, uns aprende com os outros e cada biotipo e determinação forma o escalador que é. A perceverança e o gosto pelo esporte é que leva eles a grandes feitos.
Todo meu pequeno trabalho gerou essa pesquisa que "se uma pessoa quer ser o melhor para sí, só depende dele para chegar a esse fim".
É esse caminho que vamos levar, sem distinção de sexo, raça ou cor. Se quisermos fazer grandes coisas, que tiremos a bunda do sofá e vai treinar, a final, tô cansado de ouvir desculpas esfarrapadas que um é mais forte que o outro, que o outro é homem, que uma é maior que o outro, e com essas aulas quebramos esse paradígma inexato que vem envolvendo muitos iniciantes de diversos lugares.
Aprendendo e praticando sempre com muito prazer e respeito, esse é o caminho.
Bons Ventos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário