domingo, 21 de junho de 2009

Pão de Açúcar e a Patagônia


Via dos Italianos 5º, Pão de Açúcar.
Foto tirada por Alan Muller.













Muitos devem se perguntar o que o Pão de Açúcar tem a ver com a Patagônia, de fato nada, mas ao escalar a via dos Italianos com o Rodrigo Franco de Nikiti na quinta passada, deparei com uma particularidade, os turbilhões de vento semelhantes aos do Vale Frey em Bariloche, e um frio de bater os dentes.
Assim marcado, nos encontramos e partimos para o Pão a fim de dar uma escaladinha de fim de dia, ao chegar na base, me deparei com uma dupla que escalava o "Cavalo Louco" e de prima, antes de nos apresentar o segurança comentou: "tá sabendo? O bondinho está fechado, e não vai rolar descer a não ser de Rapel ou pelo Costão." Mesmo assim, resolvemos dar uma entrada até o platô e depois descer de Rapel, quando escalava, ao chegar na aresta da via, um turbilhão de vento congelante quase me derrubou, continuei a subir e mais um turbilhão me sacudiu denovo , assim que cheguei na parada após esticar 50 metros, me ancorei e preparei para dar segurança ao Rodrigo, que não foi muito agradável, pois não estava protegido adequadamente ao frio e assim que ele chegou a mim, logo resolvemos descer e terminar o dia na face norte do morro da Urca, onde tive o prazer de conhecer e encadenar de headlamp a via Yuri Gagari um 7b eu acho, assim que o sol se pôs.Realmente a Urca tem uma energia especial, a calma que aquele lugar me proporcionou foi muito gratificante, com certeza, dia de semana é perfeito para escalar na Urca, o fluxo pequeno de pessoas e a variedade da escalada com a liberdade para curtir intensamente o dia, tempos que não sentia naquele lugar a anos de escalada.
Só não entendo uma coisa: "Porque colocaram mais proteções fixas na via dos Italianos? Parece que cimentaram algumas proteções entre as antigas e colocaram argolas, mesmo já tendo proteções duplas para rapelar!!
Daqui a pouco a via vai voltar a ser em artificial!!!! rs

Valeu Rodrigo Franco, bora marcar outras empreitadas.

Estamos juntos nessa unica vida. Sejamos intensos nessa estadia, como nunca havia imaginado.

Olho

Nenhum comentário:

Postar um comentário